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AS MELHORES TECNOLOGIAS EM PABX!

DIGITAL

O PABX Digital une os recursos físicos do analógico com algumas funções que tornam-se possíveis somente por causa do adendo da tecnologia. O sistema implantado é de entroncamento digital, que permite a incorporação de um maior número de linhas.

Ampliando a quantidade de linhas, aumenta-se o número de ramais, gerando maior economia para o negócio. A tarifação dos serviços é menor do que com o PABX Analógico, sendo centralizada em uma operadora.

Seu sistema permite programações avançadas, como limitar duração de chamadas, seleção automática de linhas ou transferência entre ramais. A estrutura digital também pode ser interligada a outros computadores, dispositivos ou mesmo tipos de PABX.

O conjunto de recursos proporcionados pelo PABX Digital possibilita melhorar a qualidade do atendimento e ainda contribui para a produtividade da empresa. Os custos de instalação e manutenção são relativamente baixos, se considerarmos os benefícios trazidos pela sua operação.

Além disso, essa tecnologia oferece diversas vantagens quando comparada à convencional. Recebendo e transmitindo ligações com mais qualidade de voz e maior estabilidade de rede, as principais funcionalidades do PABX Digital são:

 

  • Seleção automática de linhas;
  • Ramal econômico, permitindo um limite de tempo para cada ligação e evitando, assim, que os funcionários fiquem pendurados no telefone e se distraiam, afetando a produtividade;
  • Tecnologia digital, oferecendo chamadas sem ruídos nem interferências;
  • consulta à portabilidade de números de celular, possibilitando que a ligação seja realizada pela operadora que ofereça a maior economia;
  • Possibilidade de interligação com computadores e Tablets;
  • Configuração bastante simples, facilitando sua utilização;
  • Possibilidade de integração com o PABX Analógico;
  • Discagem direta por ramal;
  • Centralização de tarifa pelas operadoras.

 

O PABX Digital é uma excelente alternativa dependendo do porte da companhia, já que exige aparelhos específicos para funcionar corretamente. Nesse caso, é preciso que o gerente de TI verifique o custo-benefício e decida se essa é a melhor solução a ser implementada ou se vale analisar a possibilidade de investir em outros tipos de PABX.

IP

Trata-se de uma tecnologia que utiliza o sistema VoIP (Voz sobre IP), por meio do qual a rede de dados trabalha de maneira similar à telefonia fixa. Permite o uso de ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, que pode ser o seu Smartphone, computador ou Tablet.

Altamente flexível, o PABX IP roda como um software no dispositivo, aumentando a produtividade das equipes, que podem se comunicar facilmente de onde estiverem. Outro ponto positivo é que essa tecnologia dispensa a instalação de toda uma infraestrutura física e robusta para o seu funcionamento.

Além da possibilidade de ser utilizado como um PABX tradicional, o IP oferece as seguintes facilidades:

 

  • Ramal remoto;
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Possibilidade de fazer reuniões por áudio;
  • Correio de voz moderno;
  • Pode ser adotado por empresas de qualquer porte, pois é escalável e não exige espaço físico para sua instalação;
  • Conta com todas as funcionalidades dos modelos analógico e digital.

 

É um sistema que gerencia todos os seus recursos de maneira ágil e eficiente. Como seu funcionamento é totalmente online, promove a redução de custos em médio e longo prazo, já que as ligações entre os ramais da empresa têm custo zero.

No dia a dia, é bem interessante para empreendimentos que começaram as suas atividades recentemente. Também é recomendado para gerentes que contam com equipes mais modernas, acostumadas com as facilidades da mobilidade. É igualmente indicado para aqueles que realizam trabalho externo ou em home office, mas que precisam estar em contato com a companhia para exercer suas funções em sinergia com seus times.

NUVEM

Pode até parecer que é outro novo serviço, mas o PABX Nuvem é uma outra forma de se referir ao virtual. Na internet, você encontra fornecedores que adotaram na sua nomenclatura o termo “virtual”, e outros, a expressão “nuvem”. Não se assuste quando se deparar com esses nomes.

O termo “nuvem” se deve ao fato de que o sistema todo usa a tecnologia de computação em nuvem. Essa inovação surgiu em 1997, mas só começou a ser ofertada comercialmente há cerca de 10 anos. Segundo os seus idealizadores, essa tecnologia oferece redução de custos, aumento da produtividade, desempenho, confiabilidade e segurança para as organizações.

A computação em nuvem é uma tendência no mercado e já tem sido usada para diversos processos, como o armazenamento de dados, além dos softwares. Ela permite que os colaboradores de uma empresa possam trabalhar em regime de home office, por exemplo, porque possibilita o acesso aos sistemas e arquivos operacionais sem a necessidade de estar em um ponto de operação do empreendimento.

COMO ESCOLHER A MELHOR TECNOLOGIA DE PABX PARA A SUA EMPRESA?

Com as múltiplas possibilidades disponíveis, escolher o PABX adequado para a sua organização requer um entendimento avançado das demandas. Idealmente, a gestão deve definir seu sistema em conjunto com a equipe de tecnologia da informação, considerando sempre as ferramentas de inovação. Alguns pontos precisam ser levantados para articular a melhor solução, como:

  • O número de colaboradores;
  • Volume de ligações simultâneas;
  • O orçamento disponível para o serviço;
  • A qualidade das chamadas;
  • A baixa manutenção;
  • O perfil dos seus processos operacionais;
  • A capacidade de atendimento.

Esses são os itens básicos que podem direcionar os tipos mais indicados. No entanto, existem outros mais decisivos, como as instalações da empresa, a integração do serviço de telefonia com outras plataformas de comunicação e o custo tarifário de chamadas.

Também é preciso considerar a mobilidade corporativa e a tecnologia já implementada para averiguar qual PABX tem melhor compatibilidade com as soluções da empresa.

Esses são os pontos determinantes, pois podem afetar diretamente o desempenho e os resultados financeiros do negócio. Inclusive, estabelecem se será necessário ou não investir um valor adicional ao custo de aquisição do equipamento para implementá-lo na companhia.

As organizações que têm linha analógica, mas querem utilizar um recurso digital, por exemplo, podem optar pelo PABX Híbrido. Já as empresas que estão se mudando para novas instalações têm a grande vantagem de poder implementar um PABX Virtual, aproveitando os equipamentos já adquiridos, mas sem ser necessário buscar um espaço físico a mais.

Em suma, verifique detalhadamente quais são as demandas da empresa. Além disso, faça um paralelo com os tipos de PABX existentes para adotar aquele que melhor se adapta à sua realidade e oferece recursos para facilitar a comunicação empresarial, otimizando as ligações cotidianas e contribuindo diretamente para o aumento da produtividade das equipes.

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